Em 1944 abre, em Valência, o Café Santpol onde, mais tarde, veio a conhecer a sua cara metade, a sua esposa Isabel Catalan Saez.
A 20 de Julho de 1947 chega, finalmente, a Lisboa para dirigir a gelataria da Confeitaria Riviera, nos Restauradores, onde conhecerá o desenhador Robert que acabou por desenhar todas as taças e formas para gelado por si concebidas.
A loja que hoje conhecemos só abriu a 8 de Setembro de 1971, mas foi a 26 de Agosto de 1949 que Attilio Santini inaugurou a sua primeira gelataria em Cascais, apresentando pela primeira vez aos Cascaenses il gelati piu fini del mondo. Na sua inauguração, Attilio Santini ofereceu todos os gelados, que custavam a módica quantia de 1$50 o cone.
Das famílias mais modestas às famílias reais todos se renderam a estes fantásticos gelados, que até hoje levam dezenas… talvez centenas de pessoas todos os dias até à Avenida Valbom tendo, muitas vezes, que enfrentar filas enormes para se poderem deliciar com um gelado.
A Gelataria Santini é quase um local de romaria. Tem um je ne sais quoi muito especial e único, que faz dela um sítio fantástico para conversar ao sabor de um cone com morango, limão, chocolate, baunilha, avelã, moka, framboesa ou marabunta… Um sem fim de sabores para arrebatar até os paladares mais selectos.
Attilio Santini
Capa da revista italiana Época com a Princesa Maria Beatriz de Saboia
comendo um gelado Santini
Gelataria Santini (Av. Valbom)
Só tu LOL
Palavras para quê?